Kerouac Vs Morrison

A nossa cabeça é completamente caótica, uma enorme pilha de contradições. Tem dia em que acordamos e achamos tudo bonito, sublime, qualquer aporrinhação é relevada com um sorriso, até mesmo os garotos chatos da rua são apenas meninos se divertindo com o gato. Todavia, existem aqueles dias em que parece que Deus pregou uma tacha descendo dentro da nossa cabeça. Os olhos ficam quentes e qualquer distúrbio à individualidade ou vontade é motivo para mandar todo mundo se danar. Até mesmo em ocasiões favoráveis ao sujeito, quem acorda assim acaba arrumando confusão.
Uma vez vi um homem ser banido de uma fila de esfomeados por que não entendeu que era a sua vez de pegar a comida. Era bem cedo e o cara tinha dormido ali mesmo, desde a noite anterior. Encheu tanto o saco dos voluntários que acabou levando um pé na bunda e ficou com a barriga vazia mais um tempo. Nossa maneira de agir na realidade, usando o instinto como guia inicial, não tem qualquer fundamento à priori, é só ação, sentimento e emoção. Um ou outro mais esperto consegue se controlar melhor, mas a maioria age no impulso e só depois (às vezes) consegue medir o tamanho da burrada que fez. Eu sou um desses sujeitos que só pensam muito depois do ocorrido, mas o pior é que o peso e a culpa no silêncio da minha resignação me pesam demais e eu acabo me entregando ao arrependimento e à dor da inconstância. Porém se há uma coisa de que eu nunca me arrependi foi de tentar trilhar uma carreira de escritor. Nunca houve qualquer razão para me afastar desta idéia. É claro que encontrei inúmeras dificuldades e várias incoerências pelo caminho, mas nada que me deixasse desanimado de poder narrar aos outros o meu pensamento, a minha vida e a vida e os pensamentos das pessoas que correm juntas comigo.
Cotidianamente um bando de gente chata – geralmente da imprensa ou especialistas (bahh, especialistas… e alguns dizem que são especialistas em mim, ha ha ha…), que tenta me importunar fica me perguntando por que eu não participo dos movimentos jovens, das questões culturais, do repúdio à guerra etc e tal, querem saber por que abandonei meu caminho, meu discurso. Dizem que eu não sou mais aquele Jack, nem perto de Sad Paradise estou mais. Dizem que sou apenas um homem triste e bêbado que não responde a nada sem estar exaltado. A maioria que pensa assim está com toda a razão, eu me cago para tudo isso que construíram em cima de mim, estou mesmo na sarjeta cultural da América. Prefiro muito mais uma noite alucinando do que ficar parada na frente de um holofote para todo mundo ficar me consumindo como se eu fosse um enlatado. Agora, o que não me chateia nisso tudo é ver alguns caras interessantes, desconhecidos, criados com o espírito beat, que cresceram em vários cantos desse país influenciados pelos poemas de Allen, Corso, pelas possibilidades de Dean Moriarty, pelo o que pude lhes ter mostrado sobre o deserto, o México, as drogas, as putas e as estradas, os vagabundos e os trilhos sujos das ferrovias, tudo isso que muita gente sempre achou que só existisse no inferno ou na casa do outro ou que fosse algo muito estúpido ou vazio. Nós buscamos a iluminação em cada partícula de nossa vida e alguns desses que se criaram com o nosso alimento puderam também se perceber sendo alimentados por este naco de coisa especial. Apesar de achar esse papo de paz e amor uma tremenda babaquice, não pela paz ou pelo amor, mas pela maneira como tentam vender a coisa, esses meninos só querem ficar chapados (não que eu não quisesse em outro tempo) e fugir de seus problemas na escola e em casa, eles não são vagabundos, muito menos iluminados, são apenas garotos querendo um pouco de atenção.

3 comentários sobre “Kerouac Vs Morrison

  1. estes caras me mostraram outras formas de apreciar o mundo e viver a margem da loucura total institucional e decadente de fato… sou feliz por ser EU MESMO ! Vivo a minha vida e basta !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s